Ilha Nativa - Turismo e Conservação

A Ilha do Mel, localizada na desembocadura da Baía de Paranaguá, possui uma série de características que a elevam à categoria de polo turístico do Estado do Paraná. Mas o turismo que predomina na região causa inúmeros problemas que aumentam a pressão sobre os recursos naturais e limitam os impactos positivos da atividade. Nossa proposta busca fomentar o Turismo de Base Comunitária, que atualmente ocorre de maneira incipiente, integrando os interesses da conservação com os do desenvolvimento regional. Através da organização de capacitações técnicas, pretendemos colaborar com o planejamento e a co-criação de roteiros e vivências que valorizem a cultura caiçara ligada à natureza e a exuberância da biodiversidade local. Com foco no fortalecimento do protagonismo das comunidades tradicionais e no resgate da estima destas pessoas, demonstrando que estes são os valores que fazem a diferença para o ecoturismo, servindo como um exemplo alternativo ao modelo predatório dominante.
Problema que resuelve su propuesta
A intensificação das atividades turísticas contribuiu para especulação imobiliária, aumentando o ritmo de ocupação de maneira desordenada. Os caiçaras eram seduzidos a vender áreas de alto valor a preços baixos, perdendo seu espaço territorial para empreendimentos imobiliários e turísticos. Esse processo acarretou na descaracterização da cultura local e no aumento da desigualdade social. Hoje é comum o emprego da mão de obra dos nativos em atividades consideradas menos nobres, como o transporte de cargas, serviços gerais de limpeza e cozinha e coleta de lixo. O turismo de massa também acarreta em diversos danos ambientais como o aumento da produção de resíduos, do consumo de água e energia elétrica, da vazão de efluentes e na circulação de embarcações. Em contrapartida, o Turismo de Base Comunitária valoriza a história e a cultura local, gera benefícios coletivos, promove a vivência intercultural, melhora a qualidade de vida e promove a utilização sustentável dos recursos ambientais.
¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
O Turismo de Base Comunitária é um meio de transformação da realidade local. Se bem executado, ele atua na melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais através da geração de renda, da valorização cultural e do fortalecimento de sua autonomia em busca de um modelo socioeconômico e ambiental mais equilibrado. Os pontos da proposta estão diretamente associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o incentivo ao desenvolvimento de atividades turísticas de observação da natureza, que são cientificamente comprovadas como fator de melhoria da saúde e bem-estar (ODS 3). A capacitação técnica, voltada para a execução das atividades turísticas, promoverá trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). E as ações voltadas para o uso responsável dos ecossistemas marinhos e costeiros, como por exemplo a observação do boto-cinza (Sotalia guianenis) e a valorização da pesca artesanal da tainha (Mugil liza), tornam a vida na água mais sustentável (ODS 14).
¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
Somos um grupo diverso composto por representantes comunitários e profissionais das ciências ambientais e do mar. Os oceanos apresentam um papel econômico, social, cultural e ambiental fundamental para a manutenção da vida. O mar nos conecta, e promover a sua preservação e gestão de recursos naturais de forma adequada e sustentável é vital. Nesse sentido, as comunidades locais apresentam um papel indispensável no processo de conservação e precisam atuar como agentes locais e primários para a preservação, não só ambiental, mas de todo acervo histórico-cultural local, conciliando a manutenção ambiental com a subsistência dando o verdadeiro sentido ao conceito de sustentabilidade. Queremos engajar a sociedade fazendo o turismo caminhar junto à conservação, focando como protagonistas as comunidades. Como conservacionistas, pesquisadores e cidadãos consideramos o envolvimento em questões do oceano e meio ambiente por meio de ações efetivas uma questão ética e de premência nos tempos atuais.
Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
ODS 8: O trabalho decente eo crescimento econômico
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ilha Nativa - Turismo e Conservação"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Priscila a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario