Monitoramento ambiental participativo
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é a maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil, mais de 400mil ha com uma das principais formações recifais do Atlântico e consequentemente amplamente explorada pelo turismo. O Impacto de pisoteio nos corais, alimentação de peixes e também falta de um monitoramento sistemático da biodiversidade quantificando os impactos positivos e negativos das atividades turísticas, traz à tona a necessidade de promover a visitação como uma ferramenta de conservação do ambiente recifal. O projeto visa realização de monitoramentos dos ambientes recifais, capacitação dos guias e a colaboração dos visitantes para coleta de dados via monitoramento participativo promovendo a consciência ambiental. Essas atividades gerarão um plano de comunicação visando a melhoria da gestão da atividade de turismo em ambientes recifais e a inclusão da sociedade no monitoramento dos recifes.
- Problema que resuelve su propuesta
- Nosso projeto irá ampliar os conceitos de ciência cidadã e monitoramento da biodiversidade com fortalecimento do turismo de base comunitária em ecossistema marinhos e servirá de iniciativa exemplo para o Brasil e no mundo. A Comunidade local e os ecossistemas recifais são os beneficiários diretos. Assim, objetiva-se o monitoramento recifal e a melhoria do status das espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o Budião-Azul (Scarus trispinosus) e o coral cérebro (Mussismilia harttii).
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- Esta solução irá contribuir para a formação de cidadãos conscientes e tratará os desafios de governança frente aos impactos humanos, nos comprometendo com uma mudança de comportamento que gere benefícios para os eixos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Assim, o aumento das atividades de turismo aliada à preservação poderá proporcionar um espaço antes não explorado nas atividades econômicas da região.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- O projeto conservação Recifal (PCR) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca a conservação dos ecossistemas costeiros marinhos com foco na preservação e manutenção da biodiversidade dos recifes de corais. Por séculos, as pessoas assumiram que nosso vasto oceano era ilimitado e imune aos impactos humanos. Hoje, vários estudos mostram os efeitos devastadores que já tivemos em nossos mares. Mudar a forma como tratamos nossos oceanos não é apenas sobre as criaturas que vivem neles, é sobre as pessoas que dependem deles também. Assim, nosso interesse em trabalhar com as questões oceânicas e ambientais é em busca de promover a conscientização e a mobilização da sociedade sobre as ameaças ao ecossistema marinho, e a importância da conservação capacitando os membros da comunidade para atuar como agentes de campo e supervisão dos recifes de corais, além de fiscalização e monitoramento dos impactos causados pelo turismo. A hora de agir é agora.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 14: A vida sob a água
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Monitoramento ambiental participativo"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Monitoramento ambiental participativo"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Erandy Gomes a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario