Costurando Redes de Impacto
- Problema que resuelve su propuesta
- Temos observado o aumento do esforço de pesca e, com ele, o crescimento na quantidade de redes de emalhe usadas e descartadas. Esse cenário potencializa o aumento da pesca fantasma, que prejudica as comunidades costeiras econômica e ambientalmente - como ocorre com as comunidades caiçaras de Ilha Grande -RJ, que também enfrentam a perda de território e cultura. Alternativamente, redes de pesca podem ser reutilizadas para gerar renda e visibilidade às comunidades locais, conservar o ambiente e aproximar pessoas e oceano. Possuímos um modelo de negócio socioambiental, no qual redes de pesca descartadas em Angra dos Reis são reutilizadas e transformadas em produtos de alto valor agregado (upcycling). Nosso maior diferencial é combinar técnicas tradicionais (saberes culturais típicos) com modernidades tecnológicas, gerando renda em núcleos populacionais locais. Já existe uma produção estruturada e de baixo custo, onde sacos e bolsas são feitos na própria comunidade.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- Queremos ser um exemplo de modelo de negócio que consegue conectar sustentabilidade, ciência, comunicação e valorização cultural. Além de mostrar que é possível desenvolver novos modelos e soluções robustas e consistentes para problemas reais. Essa proposta traz impactos sociais às comunidades locais e aos consumidores; econômicos ao gerar renda em comunidades costeiras; e ambientais ao lidar com um dos macrolixos mais danosos ao ambiente marinho, com ramificações positivas para todo o meio. Um oceano limpo é um oceano sem redes de pesca, onde essas possam ter um melhor destino. Se essas redes são usadas para gerar renda em comunidades costeiras, que historicamente dependem do mar e enfrentam dificuldades no momento, contribui-se também para um oceano produtivo e sustentável. Por fim, produtos de rede de pesca que podem ser entregues para todo o país ajudam a aproximar pessoas e oceano, tornando-o conhecido e valorizado.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- Queremos construir um mundo melhor, somos natureza e dependemos do oceano. Acreditamos na possibilidade de inovar com um novo modelo de negócio, de impacto socioambiental, retrabalhando um resíduo prejudicial a vida marinha (ODS 14) de maneira responsável e que gere renda nas comunidades costeiras, em um processo participativo e que respeite a diversidade e cultura local (ODS 8, 9, 10, 12). Um de nossos pilares é incluir mais mulheres nos processos (ODS 5), uma vez que o conhecimento de costura das redes de pesca está concentrado na mão de homens na região de atuação.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 14: A vida sob a água
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Costurando Redes de Impacto"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Costurando Redes de Impacto"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Marulho Quer dizer Barulho do Mar a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario