Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva
A funcionalidade desta plataforma é medir e avaliar o nível de atitudes e ações que uma empresa realiza para a construção de um ambiente organizacional favorável à inclusão de trabalhadores com deficiência. Possibilita às empresas conhecer e avaliar o grau de maturidade e atendimento aos requisitos para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.
A inovação está relacionada ao uso de um índice que reúne 20 variáveis que mensuram o nível de maturidade da empresa para implantar processos inclusivos. Com os resultados desta avaliação, o Instituto Ester Assumpção apoia a empresa na elaboração de um plano de ação para tomar as medidas necessárias e tornar uma empresa efetivamente inclusiva às pessoas com deficiência.
- Desenvolvimento de projetos
- Sim
- Problema Social que ele pretende resolver
- No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho (RAIS, 2012) cerca de 40% das empresas não cumprem a Lei de Cotas de pessoas com deficiência. A taxa média de empregabilidade das pessoas com deficiência é de 44%, enquanto que das pessoas sem deficiência é de 75% (SEDPcD, 2012). Além do baixo cumprimento da Lei de Cotas para pessoas com deficiência, as empresas desconhecem os processos e procedimentos para tornar seu ambiente organizacional mais acessível e inclusivo às pessoas com deficiência. Por meio da disseminação do uso da plataforma IMGI entre as empresas, o Instituto Ester Assumpção pretende contribuir para melhorar a empregabilidade e a inclusão de pessoas com deficiência.
- Como funciona o seu negócio
- Para a utilização do IMGI será construída uma plataforma online para que todas as empresas interessadas possam acessar gratuitamente. A plataforma terá as seguintes funcionalidades: a) o que é o IMGI; b) questionário online para preenchimento; c) acesso ao relatório do resultado da apuração do IMGI após o preenchimento; d) ebook sobre o conceito e estrutura do IMGI; e) espaço de boas práticas; f) serviços de apoio ofertados às empresas; g) oferta de vagas de emprego; h) cadastramento de currículos de pessoas com deficiência; i) espaço de depoimentos e histórias de inclusão. Será realizada uma campanha digital de divulgação nacional de apresentação e engajamento das empresas em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da utilização do IMGI. Atualmente a avaliação do IMGI já é feita pelo Instituto Ester Assumpção, mas ainda de maneira restrita. Com a construção da plataforma on line, é possível disseminar sua utilização.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- As receitas provêm do trabalho de assessoria que o Instituto Ester Assumpção presta às empresas, no sentido de apoiá-las na construção de um ambiente favorável à contratação e retenção de trabalhadores com deficiência e/ou reabilitados pelo INSS e às escolas, na construção de processos pedagógicos que considerem a singularidade humana. Os custos estão relacionados à folha de pagamento da equipe técnica que atua nos projetos de Qualificação para o Trabalho e Educação Inclusiva, materiais didáticos e outros custos operacionais da instituição.
- Viabilidade financiera
- O IMGI se configura como uma Tecnologia Social, e como tal, o Instituto Ester Assumpção pretende ampliar seu acesso a todas as empresas do Brasil (tendo o potencial de ser utilizado por empresas do exterior) por meio do desenvolvimento da ferramenta em ambiente on line, para que possa ser utilizada gratuitamente. A viabilidade financeira se dará por meio do trabalho de assessoria prestado pelo Instituto Ester Assumpção na construção do plano de ação junto à empresa usuária da ferramenta.
- Riscos
- A apuração e análise do IMGI não garante que a empresa seja capaz de desenvolver processos inclusivos no seu ambiente organizacional. Para enfrentar esta questão, o Instituto irá oferecer suporte da equipe técnica para assessorar os gestores de RH a definirem e aplicarem um plano de ação de acordo com a realidade apresentada pela empresa.
- Equipe
- Oswaldo Barbosa – Coordenador Geral Ana Flávia Chaves – Coordenadora Técnica Cíntia Coelho dos Santos: Assessora de projetos Ricardo FOT – Assessor de Projetos Romário FOT – Assessor de Projetos Toda a equipe possui experiência e capacitação técnica na assessoria a empresas e trabalhadores com deficiência para verificar os principais problemas no ambiente da empresa relacionados à contratação destes trabalhadores para a proposição de soluções inclusivas.
- Escalada
- O que impediria a escalabalidade da plataforma seria o Instituto Ester Assumpção não dispor de uma parceria para o desenvolvimento da solução em ambiente on line. A plataforma tem potencial para ser disponibilizada para todo o país. Sua ampliação também poderá ser a nível internacional, bastando apenas traduzir o site para outros idiomas como o inglês e espanhol, que já possibilitaria o acesso para empresas latinas, americanas entre outras.
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- O objetivo de participar deste desafio é desenvolver o modelo de negócios do IMGI, consolidando-o como um tecnologia social, buscar apoio para o desenvolvimento da plataforma on line para que a ferramenta possa ser aplicada em todas as empresas do Brasil e assim disseminar a cultura da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
- Video Pitch
- https://www.youtube.com/watch?v=HUJ0-27G0w0
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Indíce de Maturidade em Gestão Inclusiva"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Mônica de Cássia Costa Silva a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario