VÉRTICE: Onde os pontos se conectam
- Desenvolvimento de projetos
- Não
- Problema Social que ele pretende resolver
- O foco é melhorar a gestão da saúde, aplicando uma mudança de concepção e colocando maior ênfase na prevenção de doenças e não no tratamento, pois, segundo um estudo da Bain & Company, "o tratamento de doenças crônicas tem um custo elevado, de até sete vezes o custo de tratar uma doença infecciosa". Assim sendo, o potencial de diminuição de gastos é incrível, mas os maiores impactos são de longo prazo. Há necessidade de incentivo por isso e devido à cultura do brasileiro de restrita visão de longo prazo. Com os incentivos, poderemos não apenas melhorar a saúde da população, mas dar mais acesso à cultura, informação, serviços e mesmo oportunidade de consumir produtos que iriam para o lixo devido à proximidade de vencimento, evitando desperdício. É uma concepção onde todos ganham: sociedade, sendo o principal ganhador; governo, que poderá mitigar filas e reduzir custos; e empresas, que poderão transformar ociosidade e perdas em marketing.
- Como funciona o seu negócio
- Serão disponibilizados dois tipos de programas. Um primeiro programa para usuários de seguradoras, que, diminuindo a sinistralidade (graças à prevenção de doenças), conseguem redução no preço pago pelo seguro. E um segundo programa, mais geral, voltado a não usuários de seguradoras. Ambos os programas envolvem os prêmios de bens e serviços. O usuário (i) cadastra o CPF no sistema, (ii) utiliza um computador ou celular para acessar a plataforma, (iii) assiste a vídeos ou lê textos sobre maneiras de diminuir fatores de risco, (iv) obtém uma pontuação e (v) troca os pontos por prêmios. Se o usuário traz mais amigos para a plataforma, ganha pontos extras; se comprova que está praticando o que é aprendido com o conteúdo, ganha mais pontos também. É possível ainda haver interação da plataforma com dados obtidos a partir de ferramentas de busca da internet, prevendo-se epidemias e otimizando-se o desenvolvimento de conteúdo, como vídeos preventivos.
- Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
- Os principais custos são relacionados à construção da plataforma e à montagem dos vídeos. Firmar parceria com empresas de tecnologia pode reduzir drasticamente os custos, desde que o projeto seja adotado como projeto social da companhia. A fonte primária de receita são as seguradoras. Como a vantagem do negócio para elas é reduzir seus custos com sinistralidade, torna-se viável investir recursos na plataforma. É possível ainda gerar receita a partir de parcerias com outras empresas com foco em saúde, uma vez que a plataforma pode reduzir seus custos. Essas empresas, bem como empresas de responsabilidade social, podem comprar espaço de propaganda nos vídeos e outros materiais de conscientização. Essas empresas diferenciam-se das ofertantes de prêmios, que não pagam pelo espaço de propaganda. Outra alternativa de receita é a disponibilização de uma vitrine virtual com informações sobre profissionais ligados à qualidade de vida, como enfermeiros, nutricionistas, ed. físicos e médicos.
- Viabilidade financiera
- Parte-se do princípio de que os prêmios seriam perdidos sem a ferramenta, sejam alimentos próximos de vencer em redes varejistas, sejam serviços ociosos (com lugares vagos) como cinema, cursos, academias, transportes, streaming, dentre outros. Pode-se transformar tudo isso em marketing positivo para essas empresas ofertantes de prêmios, respeitando suas condições de horário e vagas. Ademais, essas empresas obteriam em troca espaço para propaganda durante os vídeos e demais conteúdos da plataforma. No que tange às seguradoras, como há interesse das mesmas em reduzir a sinistralidade, é viável para elas a parceria com a plataforma. O investimento e os custos são reduzidos, o que torna o início do negócio pouco dificultado. Além disso, há interesse da sociedade civil em prevenir doenças e interesse do Governo em reduzir os custos com tratamentos no sistema de saúde. É uma situação de ganha-ganha, onde empresas, sociedade e governo saem ganhando.
- Riscos
- Os riscos são relacionados à quantidade de tráfego de dados necessários para as conscientizações, mas isso pode ser manejado através da máxima redução do peso dos vídeos e da oportunidade de disponibilização também em formato de texto. Outro risco é a pessoa aparentar assistir ou ler o conteúdo, mas não fazê-lo. Em relação a isso, pode ser necessário esporadicamente que o usuário clique em algo ou mesmo que prove estar de frente para a tela. Outro risco é o usuário aprender o conteúdo, mas não o pôr em prática. Para evitar isso, deve-se pensar em conteúdo facilmente aplicável para otimizar a aderência, além de premiar através de melhor pontuação os usuários que comprovarem estar praticando o indicado. Isso pode ocorrer, por exemplo, por parcerias com outros aplicativos presentes no mercado, como aplicativos que monitoram o consumo de água e atividades como caminhada e corrida.
- Equipe
- AUTOR: Felipe Ewald, enfermeiro, adm e embaixador na Fundação Estudar. COLABORADORES: Ricardo Fernandes, adm, ama sustentabilidade. Danielle Gonçalves, adm, embaixadora Choice. Mayara Veillard, jornalismo, ama engajar gente. Bruno Tilhe, RI, busca soluções criativas. Bruno Guerra, adm, busca ver resultados. Todos somos estudantes do IBMEC, uma faculdade extremamente conceituada em negócios, a maioria faz parte da Ibmec Social, uma empresa de empreendedorismo social.
- Escalada
- Não há maiores desafios quanto à escalada, principalmente quando as grandes redes aderirem ao projeto. Uma empresa que está presente no Rio de Janeiro, por exemplo, mas tem atividades em outros locais, torna-se parceira uma única vez, replicando a prática nas demais localidades para os usuários locais. Além disso, a utilização de vídeos favorece a replicação, a menos que no futuro seja decidido aplicar conteúdos diferentes por localidade, o que necessitaria gravar novo material. De todo modo, esse não é um grande problema, devido ao baixo custo. Essa facilidade de escalada também se aplica aos parceiros não ofertantes de prêmios, uma vez que há grandes seguradoras e empresas de tecnologia com alta capilaridade no país e multinacionais que podem se interessar em afirmar suas posições no mercado. Dada a natureza digital do projeto, a escalada é bastante facilitada.
- Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
- O Yunus Challenge é o lugar ideal para conseguir viabilizar esta proposta. O principal objetivo é poder unir forças, de maneira a contribuir para o bem-estar social pela prevenção de doenças, ganhar visibilidade para parcerias e apoio para aperfeiçoamento e geração de ideias. Com isso, conseguir reduzir filas e gastos com melhorias do sistema de saúde e atendimentos, ou redirecionando receitas governamentais sobressalentes para outros setores, como educação e infraestrutura, essenciais para o desenvolvimento do país.
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "VÉRTICE: Onde os pontos se conectam"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "VÉRTICE: Onde os pontos se conectam"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Felipe a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario